Todos concordam que um rosto brilhando, devido à oleosidade, é bem desagradável. Mas poucos sabem como evitar a pele oleosa? No post de hoje vamos dar algumas dicas valiosas para manter sua cútis saudável, eliminando cravos, espinhas, poros dilatados e brilho excessivo. Confira!

Esse tipo de pele é o predominante no Brasil, atingindo cerca de 60% das brasileiras entre 15 a 65 anos. Isso ocorre devido a vários fatores, tais como: clima, herança genética, alimentação inadequada, nível de estresse, alterações hormonais, uso indevido de cosméticos, entre outros. Tais hábitos e condições acabam desencadeando hiperatividade das glândulas sebáceas e consequente excesso na produção de gordura. Para melhor entendimento, listamos as principais causas:
- O uso de produto inadequado ao tipo de pele. Um exemplo é quando aplicamos algo específico para pele seca, mas nossa pele é oleosa.
- Lavar o rosto em excesso também causa oleosidade, pois a pele entende que está desprotegida e começa a produzir mais sebo.
- Muita exposição solar faz com que as glândulas responsáveis pela oleosidade fiquem mais ativas.
- Desequilíbrio hormonal.
- Não consumir os nutrientes necessários.
- Não remover a maquiagem causa a obstrução dos poros e, consequentemente, mais oleosidade na pele.
- Alguns medicamentos, como antidepressivos e anti-inflamatórios.
Dicas para combater a pele oleosa
Para ter uma pele bonita e saudável pode ser suficiente uma boa alimentação e alguns cuidados. Mas isso é para poucos sortudos. Quem possui a pele oleosa sabe muito bem que não é tão simples assim, e cuidados redobrados serão necessários à saúde e beleza de sua cútis. Naturalmente, você deve estar se perguntando: Que cuidados são esses? Pois bem! Muita atenção que lá vão eles:
1 – Para a limpeza de sua pele utilize produtos sem álcool. Limpar o rosto é muito importante e exige cuidados especiais para quem possui esse tipo de pele. Ao retirar a maquiagem prefira demaquilante não alcoólico. Uma opção interessante é a água micelar, que limpa e também deixa a pele bem seca.

2 – Use “primer” antes da maquiagem. Não é verdade que pele oleosa não deve ser maquiada. Isso é um mito. O verdadeiro truque é saber como preparar o rosto antes de colocar a base em contato com a cutis. O “primer” cumpre bem essa função de proteger a pele e evitar que os poros fiquem entupidos.

3 – Falando em maquiagem, o ideal é utilizar as que não possuem óleos na fórmula.

4 – Use hidratante, que DEVE ser aplicado na pele oleosa. Grande parte do sebo produzido é uma tentativa do organismo para manter a pele hidratada. Por isso, se você tiver com a hidratação em dia e com os produtos adequados, o corpo irá entender que não é necessário produzir oleosidade.

5 – Esfolie o rosto. Este procedimento é de suma importância, pois remove as células mortas, deixando o rosto bem lisinho, fresco e preparado para receber outros produtos, como o hidratante.

6 – Use filtro solar, porque os raios UV podem alterar o funcionamento adequado das células epiteliais, produzindo oleosidade excessiva.

Essas são algumas dicas para tratar e evitar a pele oleosa.
Esperamos que tenha gostado. Sua opinião é muito importante para nós.
Então, registre nos comentários o que achou do post. Além disso, se tiver ainda alguma dúvida ou sugestão, não deixe de expressá-las aqui, pois teremos grande satisfação em responder. Aproveite para ver as dicas que demos para cuidar da pele no outono.
Até a próxima leitura!

Gostei.muito boa as dicas
Olá Elisabete, ficamos felizes em saber que gostou das dicas!!! 😍😍
Muito obrigada pelas dicas
Estamos aqui pra isso!! Ajudar vocês no que precisar! 💜💜
Amei as dicas, a minha pele é super oleosa.
Com esses dicas pode ter certeza que vai melhorar dessa oleosidade! 😘😘 Depois conta pra gente como foi o resultado! 💜