fbpx

Cuidados para evitar a pele oleosa

Cuidados para evitar pele a oleosa

Todos concordam que um rosto brilhando, devido à oleosidade, é bem desagradável. Mas poucos sabem como evitar a pele oleosa?  No post de hoje vamos dar algumas dicas valiosas para manter sua cútis saudável, eliminando cravos, espinhas, poros dilatados e brilho excessivo. Confira!

Esse tipo de pele é o predominante no Brasil, atingindo cerca de 60% das brasileiras entre 15 a 65 anos. Isso ocorre devido a vários fatores, tais como: clima, herança genética, alimentação inadequada, nível de estresse, alterações hormonais, uso indevido de cosméticos, entre outros. Tais hábitos e condições acabam desencadeando hiperatividade das glândulas sebáceas e consequente excesso na produção de gordura. Para melhor entendimento, listamos as principais causas:

  • O uso de produto inadequado ao tipo de pele. Um exemplo é quando aplicamos algo específico para pele seca, mas nossa pele é oleosa.
  • Lavar o rosto em excesso também causa oleosidade, pois a pele entende que está desprotegida e começa a produzir mais sebo.
  • Muita exposição solar faz com que as glândulas responsáveis pela oleosidade fiquem mais ativas.
  • Desequilíbrio hormonal.
  • Não consumir os nutrientes necessários.
  • Não remover a maquiagem causa a obstrução dos poros e, consequentemente, mais oleosidade na pele.
  • Alguns medicamentos, como antidepressivos e anti-inflamatórios.

Dicas para combater a pele oleosa

Para ter uma pele bonita e saudável pode ser suficiente uma boa alimentação e alguns cuidados. Mas isso é para poucos sortudos. Quem possui a pele oleosa sabe muito bem que não é tão simples assim, e cuidados redobrados serão necessários à saúde e beleza de sua cútis. Naturalmente, você deve estar se perguntando: Que cuidados são esses? Pois bem! Muita atenção que lá vão eles:  

1 – Para a limpeza de sua pele utilize produtos sem álcool. Limpar o rosto é muito importante e exige cuidados especiais para quem possui esse tipo de pele. Ao retirar a maquiagem prefira demaquilante não alcoólico. Uma opção interessante é a água micelar, que limpa e também deixa a pele bem seca.

2 – Use “primer” antes da maquiagem. Não é verdade que pele oleosa não deve ser maquiada. Isso é um mito. O verdadeiro truque é saber como preparar o rosto antes de colocar a base em contato com a cutis. O “primer” cumpre bem essa função de proteger a pele e evitar que os poros fiquem entupidos.

3 – Falando em maquiagem, o ideal é utilizar as que não possuem óleos na fórmula.

4 – Use hidratante, que DEVE ser aplicado na pele oleosa. Grande parte do sebo produzido é uma tentativa do organismo para manter a pele hidratada. Por isso, se você tiver com a hidratação em dia e com os produtos adequados, o corpo irá entender que não é necessário produzir oleosidade.

5 – Esfolie o rosto. Este procedimento é de suma importância, pois remove as células mortas, deixando o rosto bem lisinho, fresco e preparado para receber outros produtos, como o hidratante.

6 – Use filtro solar, porque os raios UV podem alterar o funcionamento adequado das células epiteliais, produzindo oleosidade excessiva.

Essas são algumas dicas para tratar e evitar a pele oleosa.

Esperamos que tenha gostado. Sua opinião é muito importante para nós.

Então, registre nos comentários o que achou do post. Além disso, se tiver ainda alguma dúvida ou sugestão, não deixe de expressá-las aqui, pois teremos grande satisfação em responder.   Aproveite para ver as dicas que demos para cuidar da pele no outono.

Até a próxima leitura!

vantagens do colageno para flacidez

7 thoughts on “Cuidados para evitar a pele oleosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *