Sabemos que existem muitas dúvidas de como cuidar da pele adequadamente. Então, para trazer ao nosso público uma maior compreensão sobre o tema, resolvemos consultar uma especialista, Mylena Lopes Spinelli, 22 anos, esteticista, nossa entrevistada neste post. Aproveitem!
Quais são os principais passos para manter uma pele saudável?

Mylena Lopes: Para se ter uma pele saudável são necessários cuidados diários, como higienização, tonificação e hidratação e, principalmente, proteção solar; fazer limpeza de pele regularmente, manter uma alimentação saudável e um bom sono noturno, já que a noite produzimos melatonina, um hormônio com potencial antioxidante que atua nos radicais livres, prevenindo envelhecimento precoce.
Quais as principais diferenças no cuidado de uma pele oleosa, pele mista e pele seca?

Mylena Lopes:
Pele oleosa: tem como principal característica a produção excessiva de sebo em todo o rosto. Por isso, é necessário usar sabonetes seborreguladores, a base de gel hidroalcóolicos, adstringentes e hidratantes em gel. Mas, cuidado! Faça a limpeza e hidratação 2 vezes por dia e o adstringente 1 vez, pois, se retirar demais a oleosidade da pele, o corpo vai entender que precisa produzir mais óleo e dará efeito rebote.
Pele mista: há um excesso de oleosidade no zona T (centro do rosto) e as laterais tendem a ser normais ou secas. Por isso, recomenda-se o uso de sabonetes e hidratantes a base de gel, pois sua composição é de água e óleo, suprindo a necessidade desse tipo de pele.
Pele seca: há falta de hidratação (H2O) na pele. Por isso, é recomendado usar sabonetes e hidratantes que não contenham álcool em sua composição e sejam em cremes, pois tem base aquosa, suprindo a necessidade da pele.
Qual a idade ideal para começar a cuidar da pele e prevenir as rugas? E por que?

Mylena Lopes: A partir dos 25 anos há uma queda na produção de colágeno, que é a proteína que dá sustentação a pele. Então a partir dessa idade é necessário o uso de cosméticos e nutricosméticos que estimulem a produção do mesmo, retardando o envelhecimento da pele.
Quais as melhores formas de tratar e prevenir as rugas?

Mylena Lopes: As rugas são um sinal do envelhecimento e podem se dar por fatores externos (exposição solar) e fatores internos, como a perda de colágeno e aumento das atividades musculares, formando as linhas de expressão. Existem dois tipos de rugas, dinâmicas e estáticas. As rugas dinâmicas estão localizadas na epiderme, camada mais superficial da pele e podem ser tratadas com renovadores celular, estímulo de colágeno e de elastina, uso de antioxidantes e filtro solar. Já as rugas estáticas são uma evolução das dinâmicas e estão localizadas na derme, camada mais profunda e, além do estímulo de colágeno e elastina, é preciso entrar com preenchedores. A melhor maneira de prevenir rugas é com a proteção solar e estímulo de colágeno.
A ginástica facial é mesmo eficaz no tratamento das rugas e linhas de expressão?

Mylena Lopes: A ginástica ou a massagem facial têm como objetivo aumentar a circulação sanguínea na região e, com isso, ela ficará mais oxigenada e nutrida, melhorando o tônus, a elasticidade e dando efeito “liffiting”. Pode auxiliar no tratamento das rugas, mas, sozinha, não apresenta grandes resultados.
Quais os maiores benefícios do Colágeno e da Vitamina C para a pele?

Mylena Lopes: O colágeno é uma proteína muito importante, pois dá sustentação e firmeza para a pele. Ele auxilia na prevenção e tratamento de rugas, fortalece unha, cabelo e previne o aparecimento de estrias.

Mylena Lopes: A vitamina C é um poderoso antioxidante. Ela atua nos radicais livres, que são moléculas instáveis que tendem a se associar de maneira rápida a outras moléculas e acabam danificando células saudáveis, causando o envelhecimento da pele.
O tratamento para prevenir o envelhecimento da pele piora as espinhas?

Mylena Lopes: Não. O tratamento para prevenir o envelhecimento da pele está associado a estimuladores de colágeno e elastina, estímulo da musculatura facial, preenchimento de coxim de gordura. Já o tratamento para acne está relacionado com agentes seborreguladores, hidratantes, anti inflamatórios. Por tanto, um tratamento não influencia no outro.
Qual a melhor maneira de cuidar das espinhas na pele? Tem alguma dica de cuidado caseiro para tratar?

Mylena Lopes: A acne, conhecida popularmente como espinha, é causada por um processo inflamatório das glândulas sebáceas e folículos pilossebáceos. O sebo fica retido na pele, gerando inflamação e formando a acne. Quem tem acne não deve de maneira nenhuma “cutucar”, “espremer”, pois isso pode levar à infecção, inflamação, cicatrizes e manchas.
O tratamento para acne varia de acordo com o seu grau. Em graus onde não há inflamação (“cravos”), geralmente é feita a limpeza de pele regularmente e os cuidados diários em casa.
Em casos mais graves, além da limpeza de pele e cuidados diários, podem ser associados o uso de laser, peelings e esfoliações químicas, variando de acordo com o grau da acne.
Dica caseira: Nunca durma com a pele suja ou maquiada, pois tampona a pele, aumentando a probabilidade da acne.
O inverno está chegando. Assim, quais as principais dicas que você dá para cuidar da pele nessa época do ano?

Mylena Lopes: Com o inverno, devido à baixa umidade, nossa pele tende a ficar mais ressecada. Por isso, é muito importante se hidratar, beber bastante água, pois a hidratação “de dentro para fora” melhora muito o aspecto da pele. Por isso, o uso de produtos hidratantes e emolientes também é muito importante; eles podem conter em sua composição: ácido hialurônico, ceramidas, manteiga de karité, ureia, entre outros. Os lábios também precisam ser hidratados, com balm labial durante o dia e/ou bepantol à noite. Cotovelos e joelhos não podem ser esquecidos também, já que são naturalmente mais secos e nessa época tendem a ficar ainda mais.
Para finalizar, qual o seu maior segredo para uma pele perfeita?

Mylena Lopes: O segredo para uma pele perfeita, sem dúvida, é o cuidado diário! Não tem jeito. Precisa dedicar uns minutinhos, todos os dias, para limpar, tonificar, hidratar e proteger, com produtos que sejam adequados ao seu tipo de pele. Além de se hidratar bastante, é importante evitar a exposição solar, já que o sol aumenta a produção de radicais livres, adiantando o envelhecimento.
Dica: A medida ideal para o FPS é de dois gramas por centímetro quadrado de pele, para atingir a proteção eficaz. Mas, como isso é pouco prático, recomenda-se o uso referente a uma colher de chá e reposição a cada 2h.
O que achou das dicas da Mylena de como cuidar da pele? Tem mais alguma dúvida que gostaria de tirar? Deixa aqui nos comentários e teremos o maior prazer em respondê-las.
Esperamos que tenha gostado. Por fim, vamos deixar o “Instagram” da especialista aqui para vocês seguirem e conhecerem mais sobre o trabalho dela!
@myspinelli
Até a próxima leitura!
