fbpx

Como cuidar da pele – dicas esteticista!

dicas cuidados com a pele - esteticista

Sabemos que existem muitas dúvidas de como cuidar da pele adequadamente. Então, para trazer ao nosso público uma maior compreensão sobre o tema, resolvemos consultar uma especialista, Mylena Lopes Spinelli, 22 anos, esteticista, nossa entrevistada neste post. Aproveitem!

Quais são os principais passos para manter uma pele saudável?

como cuidar da pele


Mylena Lopes: Para se ter uma pele saudável são necessários cuidados diários, como higienização, tonificação e hidratação e, principalmente, proteção solar; fazer limpeza de pele regularmente, manter uma alimentação saudável e um bom sono noturno, já que a noite produzimos melatonina, um hormônio com potencial antioxidante que atua nos radicais livres, prevenindo envelhecimento precoce.

Quais as principais diferenças no cuidado de uma pele oleosa, pele mista e pele seca?

Mylena Lopes:

Pele oleosa: tem como principal característica a produção excessiva de sebo em todo o rosto. Por isso, é necessário usar sabonetes seborreguladores, a base de gel hidroalcóolicos, adstringentes e hidratantes em gel. Mas, cuidado! Faça a limpeza e hidratação 2 vezes por dia e o adstringente 1 vez, pois, se retirar demais a oleosidade da pele, o corpo vai entender que precisa produzir mais óleo e dará efeito rebote.

Pele mista: há um excesso de oleosidade no zona T (centro do rosto) e as laterais tendem a ser normais ou secas. Por isso, recomenda-se o uso de sabonetes e hidratantes a base de gel, pois sua composição é de água e óleo, suprindo a necessidade desse tipo de pele.

Pele seca: há falta de hidratação (H2O) na pele. Por isso, é recomendado usar sabonetes e hidratantes que não contenham álcool em sua composição e sejam em cremes, pois tem base aquosa, suprindo a necessidade da pele.

Qual a idade ideal para começar a cuidar da pele e prevenir as rugas? E por que?

Mylena Lopes: A partir dos 25 anos há uma queda na produção de colágeno, que é a proteína que dá sustentação a pele. Então a partir dessa idade é necessário o uso de cosméticos e nutricosméticos que estimulem a produção do mesmo, retardando o envelhecimento da pele.

Quais as melhores formas de tratar e prevenir as rugas?

como cuidar da pele


Mylena Lopes: As rugas são um sinal do envelhecimento e podem se dar por fatores externos (exposição solar) e fatores internos, como a perda de colágeno e aumento das atividades musculares, formando as linhas de expressão. Existem dois tipos de rugas, dinâmicas e estáticas. As rugas dinâmicas estão localizadas na epiderme, camada mais superficial da pele e podem ser tratadas com renovadores celular, estímulo de colágeno e de elastina, uso de antioxidantes e filtro solar. Já as rugas estáticas são uma evolução das dinâmicas e estão localizadas na derme, camada mais profunda e, além do estímulo de colágeno e elastina, é preciso entrar com preenchedores. A melhor maneira de prevenir rugas é com a proteção solar e estímulo de colágeno.

A ginástica facial é mesmo eficaz no tratamento das rugas e linhas de expressão?

Mylena Lopes: A ginástica ou a massagem facial têm como objetivo aumentar a circulação sanguínea na região e, com isso, ela ficará mais oxigenada e nutrida, melhorando o tônus, a elasticidade e dando efeito “liffiting”. Pode auxiliar no tratamento das rugas, mas, sozinha, não apresenta grandes resultados.

Quais os maiores benefícios do Colágeno e da Vitamina C para a pele?

Mylena Lopes: O colágeno é uma proteína muito importante, pois dá sustentação e firmeza para a pele. Ele auxilia na prevenção e tratamento de rugas, fortalece unha, cabelo e previne o aparecimento de estrias.

Mylena Lopes: A vitamina C é um poderoso antioxidante. Ela atua nos radicais livres, que são moléculas instáveis que tendem a se associar de maneira rápida a outras moléculas e acabam danificando células saudáveis, causando o envelhecimento da pele.

O tratamento para prevenir o envelhecimento da pele piora as espinhas?

Mylena Lopes: Não. O tratamento para prevenir o envelhecimento da pele está associado a estimuladores de colágeno e elastina, estímulo da musculatura facial, preenchimento de coxim de gordura. Já o tratamento para acne está relacionado com agentes seborreguladores, hidratantes, anti inflamatórios. Por tanto, um tratamento não influencia no outro.

Qual a melhor maneira de cuidar das espinhas na pele? Tem alguma dica de cuidado caseiro para tratar?

Mylena Lopes: A acne, conhecida popularmente como espinha, é causada por um processo inflamatório das glândulas sebáceas e folículos pilossebáceos. O sebo fica retido na pele, gerando inflamação e formando a acne. Quem tem acne não deve de maneira nenhuma “cutucar”, “espremer”, pois isso pode levar à infecção, inflamação, cicatrizes e manchas.

O tratamento para acne varia de acordo com o seu grau. Em graus onde não há inflamação (“cravos”), geralmente é feita a limpeza de pele regularmente e os cuidados diários em casa.

Em casos mais graves, além da limpeza de pele e cuidados diários, podem ser associados o uso de laser, peelings e esfoliações químicas, variando de acordo com o grau da acne.

Dica caseira: Nunca durma com a pele suja ou maquiada, pois tampona a pele, aumentando a probabilidade da acne.

O inverno está chegando. Assim, quais as principais dicas que você dá para cuidar da pele nessa época do ano?

Mylena Lopes: Com o inverno, devido à baixa umidade, nossa pele tende a ficar mais ressecada. Por isso, é muito importante se hidratar, beber bastante água, pois a hidratação “de dentro para fora” melhora muito o aspecto da pele. Por isso, o uso de produtos hidratantes e emolientes também é muito importante; eles podem conter em sua composição: ácido hialurônico, ceramidas, manteiga de karité, ureia, entre outros.  Os lábios também precisam ser hidratados, com balm labial durante o dia e/ou bepantol à noite. Cotovelos e joelhos não podem ser esquecidos também, já que são naturalmente mais secos e nessa época tendem a ficar ainda mais.

Para finalizar, qual o seu maior segredo para uma pele perfeita?

segredo de como cuidar da pele

Mylena Lopes: O segredo para uma pele perfeita, sem dúvida, é o cuidado diário! Não tem jeito. Precisa dedicar uns minutinhos, todos os dias, para limpar, tonificar, hidratar e proteger, com produtos que sejam adequados ao seu tipo de pele. Além de se hidratar bastante, é importante evitar a exposição solar, já que o sol aumenta a produção de radicais livres, adiantando o envelhecimento.

Dica: A medida ideal para o FPS é de dois gramas por centímetro quadrado de pele, para atingir a proteção eficaz. Mas, como isso é pouco prático, recomenda-se o uso referente a uma colher de chá e reposição a cada 2h.

O que achou das dicas da Mylena de como cuidar da pele? Tem mais alguma dúvida que gostaria de tirar? Deixa aqui nos comentários e teremos o maior prazer em respondê-las.

Esperamos que tenha gostado. Por fim, vamos deixar o “Instagram” da especialista aqui para vocês seguirem e conhecerem mais sobre o trabalho dela!

@myspinelli

Até a próxima leitura!

vantagens do colageno para flacidez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *